Assine o Feed
    
Cão Feliz

Como identificar doenças comuns em cães

sick-dog13

 

 

Saber interpretar seus sintomas é fundamental para um pronto atendimento. O trupanion, empresa norte americana apresentou um artigo das patologias que mais afetam os cães. Com essa estatística elaboramos um “guia” de como identificar essas doenças.

Já escrevi alguns posts sobre saúde. Um especificamente de como identificar os sinais que ele apresenta quando doente, e outro de primeiros socorros para cães e gatos. Sinta-se a vontade para ler.
1. Otite externa Otite Canina
Otite é uma inflamação do canal auditivo externo. Comumente diagnosticado em cães com orelhas grandes como beagles. Segundo pesquisa a otite canina está presente em 20% dos cães norte americanos. Dentre os sinais mais comuns estão o ato de coçar orelha, agitação da cabeça, odor perceptível e inflamação.

Levar ao VET? – Normalmente as otites são fáceis de se tratar, mas é bom que se leve ao veterinário para identificar o verdadeiro agente causador da doença, podendo assim tratar a doença com a droga correta.

2. Alergias de pele / dermatiteAlergia por pulga
Alergias de pele são reações imunológicas a fatores externos (irritação) geralmente causado por presença de pulgas. Aparecimento de pontos avermelhados que resulta em coceira excessiva predispõe ao desenvolvimento de infecções secundárias da pele nas áreas irritadas.Nos cães atópicos (alérgicos) que, como o nome já diz, são os alérgicos a substancias ambientais como pólen, plantas e outros que em contato com a pelagem ou vias aéreas podem causar pontos avermelhados, perda de pelo e coceira.  Veja o post dermatite úmida aguda.

Procurar o Vet.?- Em caso de alergias por pulgas não é de fato necessário, em contra partida, aos cães atópicos é bom fazer exames para descobrir qual o agente causador da alergia.

3. Diarreia
Um dos males que mais causam choque em donos é a diarreia. Muito comum entre os cães a diarreia aguda, caracteriza-se por um inicio súbito (3 semanas ou menos) com diarreia “mole” ou mucosa (mole com aparecimento de muco). Normalmente é seguida de sangue.

Procurar o Vet.? - Nesse caso seria aconselhável levar ao veterinário, pois, diarreias agudas geralmente deixam o cão extremamente fraco fazendo-se necessária uma intervenção de soro.

4. Vômitos 
As causas podem variar muito nesse caso. As mais casuais são: Comida estragada, ato de comer demais ou muito rápido, exercício após a refeição e viagens. Dentre essas causas não há normalmente risco para os cães. Tenha sempre um cuidado maior em se tratando de filhotes.

Procurar o Vet.? – Vômitos são sintomas que algo não está certo no organismo. Se o vômito for e causal e não aparecer mais não há necessidade, agora se for vômitos seguidos e não cesse ao longo do tempo é necessária intervenção médica. O vômito pode ser sintoma de um problema mais grave.

Caso de piodermia5. Pioderma
Refere-se a uma infecção bacteriana da pele. Infecções superficiais (aqueles dentro da camada superior da pele e os folículos pilosos) pode causar coceira intensa levando ao desconforto.

Procurar o Vet.? – Sim, para tratamento.

6. Infecção do Trato Urinário 
Inflamação da bexiga, às vezes chamado de uma infecção urinária, geralmente é causada por uma infecção bacteriana. Os sinais mais comuns são aumento da frequência urinária, força para urinária / ou sangue na urina.

Procurar o Vet.? Sim, para tratamento.

7. Conjuntivite Caso de Conjutivite
Outra condição comum é uma inflamação da conjuntiva, o qual é o revestimento de tecido do olho e que reveste as pálpebras. A conjuntivite é um problema ocular comum em cães. Pode ser a doença presente apenas o olho, ou pode estar associada a outras doenças ou problemas do olho. Os sinais mais comuns são vermelhidão da conjuntiva, secreção ocular e coceira.

Procurar o Vet.? Sim, para tratamento.

8. Caroços de pele
Estes pedaços de tecido que se encontram dentro da pele ou pode ser sentida sob a pele. Esses caroços e inchaços são ocorrências bastante comuns, especialmente no cão mais velho. Um crescimento da pele ou a massa pode ser um tumor maligno ou benigno, um abscesso, um cisto, um hematoma (sangue cheio de massa) ou uma reação da pele.

Procurar o Vet.? Sim.

Uma doença altamente contagiosa, Giárdia é um parasita protozoário encontrado em todo o mundo. Vidas de Giárdia no trato intestinal canina e infecção pode resultar em sintomas gastrointestinais ou não apresentam sintomas. Os sinais mais comuns são dores de estômago e diarreia.

Procurar o Vet.? Giárdia é contagiosa e precisa ser tratada! Sim.

10. Ingestão de corpo estranho (Estômago)
A ingestão de um corpo estranho pode causar sérios problemas de saúde, incluindo laceração e trauma do esôfago, estômago e intestinos. Esta condição pode ser prevenida com as precauções corretas. Mantenha todos os itens que o seu cão pode ingerir fora de seu alcance. Observe o seu comportamento quando se joga com brinquedos para garantir que ele não tenta "comer" deles.

Procurar o Vet.? Imediatamente.

Lembre-se que esse texto é só para fins de informação e que não temos nenhuma intenção de medicar animais. Seja coerente e na dúvida sempre procure um veterinário de sua confiança. A palavra dele é sempre primordial.Consulte sempre um Veterinário
Não mais, duvidas referente ao tema citado é só perguntar abaixo. Se gostou não se esqueça de divulgar aos seus amigos ;D
Com informações de:
 
PageRank