Recomende o blog:
    

Como fazer um cachorro parar de cavar o jardim – Comportamento

Como parar?Olá pessoal hoje o assunto é cavar! Sim vou te ensinar como identificar o verdadeiro problema por trás desses nossos queridos mineradores endiabrados. Você está preparado para ouvir ler o que eu tenho a dizer? Então junte-se a mim.


Entenda o seu cachorro
Antes de resolver alguma coisa nós temos que identificar o que nos incomoda. Além disso temos que entender o que se passa na cabeça deles. Porque eles cavam?
A primeira coisa há se saber é que os cães não sabem que cavar o quintal é errado. Para eles é uma coisa normal e se você não deixar claro o que é certo ou errado nessa história provavelmente eles vão continuar cavando. O ato de cavar vem dos lobos, portanto está no seu DNA. Além disso eles podem estar cavando por uma razão específica tais como; atividade física e mental, busca por atenção, fuga, entre outros.  É importante que você saiba o verdadeiro motivo do comportamento.

Ele pode estar pedindo ajuda!
Compreender é a melhor maneiraVou explicar detalhadamente aqui porque eu sei que muitos de vocês vão ter dificuldade de entender essa parte. Exponho isso porque eu mesmo sentiria dificuldade também. Auto-avalie-se e responda: Você dá a atenção necessária ao seu cão? Cachorros que cavam somente na presença de um humano é um sinal claro de pedido afeto ou carinho. Se isso está acontecendo com você, tenha força mental e não reaja. Eu sei que é difícil, mas se você der atenção (brigar também é atenção) só vamos dar o que ele quer. Saia do local e espere. Depois considere passar mais tempo com ele. Além disso se você gosta de cultivar o jardim, muitas vezes eles gostam de imitar o que estais fazendo. Considere prende-lo enquanto o trabalho é feito. Veja também se você fornece uma vida confortável o seu melhor amigo.
Digamos, por exemplo, que ele faz um buraco e deita em cima dele. Se isso acontecer, provavelmente ele não tem nenhum lugar mais confortável para estar. Providenciar uma cama aconchegante é uma maneira simples e fácil de resolver o problema. Bem como esses, poderá haver outros. Procure entende-lo.

Antídotos para todos os males
Antes de falar em técnicas específicas para mandar embora seu espírito minerador faça um pequena reflexão. Digo isso porque novamente (já falei isso no post como fazer o cachorro parar de latir) muitas vezes o problema é humano, ou seja, você. Pense com carinho antes de responder; Ele faz exercícios físicos regularmente? Você passeia até ele mostrar cansaço? Se a resposta for não então está na hora de pensar em fazer. Se sim continue lendo.  Outro grande antídoto é a castração. Não tens ideia da melhora nesses casos. Principalmente em caso de fuga, considere castrá-lo(a). Fazendo isso considero meio caminho andado. Falando em fuga eu fiz um post’s inteiro sobre esse assunto. Talvez você queira dar uma olhada. Meu Cão Foge e Agora? Para todos os Males

Forneça estímulos
Agora que você sabe o que pode estar canalizando a energia, tente resolver com tarefas simples como o da cama por exemplo. Se o seu cachorro gosta de cavar para esconder ossos, então nesse caso é melhor substitui-los por brinquedos ou ossos de couro. Oferecer guloseimas difíceis de mastigar enquanto você não está por perto é uma ótima maneira de manter a cabeça do cachorro ocupada.

Como repreender um cão
Como eu disse no começo do texto, os cães não sabem que cavar é errado. Então cabe a você a tarefa de mostrar isso a ele. Existem técnicas presenciais e técnicas não presenciais. Eu gosto de começar com as presenciais e depois, se o comportamento não cessar, migrar para as não presenciais. Cabe a você decidir qual é a melhor no seu caso.
Se o seu cachorro não gosta de água, uma mangueira torna-se uma grande aliada. Usa-la quando ele começar a cavar pode afugentá-lo. Não se esqueça de usar a palavra de repreensão “não” em voz firme (não precisa gritar) enquanto joga a água. Se não tiveres uma mangueira um balde pode ajudar. 
Outro método presencial de reforço negativo é o uso de barulhos. Pegar duas tampas de panelas e bater pode desviar a sua atenção. Na verdade aqui tudo o que afugentar ele de modo seguro, sem traumatiza-lo está valendo. O importante é demonstrar para ele que cavar não é mais aceitável.
Tenho três métodos não presenciais que podem te ajudar contra os mineradores de plantão. O primeiro e mais fácil de fazer; Preencher os buracos que ele criou com balões de ar. Pode parecer brincadeira de mal gosto mas realmente ajuda. Faça assim:
  • Encha 2 ou três balões (bexigas) e amarre-os;
  • Coloque no buraco previamente feito pelo seu cachorro;
  • tampe com um pouco de terra.
Quando ele for cavar o buraco novamente (acredite ele vai), com o barulho,  provavelmente ele vai parar.
O segundo método não presencial é cobrir o buraco com arame (Não enfarpado). Pegue alguns fios de arames compridos e coloque por cima aonde ele costuma cavar. Enfie as pontas dos arames na terra para que eles fiquem firmes formando algo parecido com uma tela de proteção para grama. A sensação será bem desconfortante para ele vai parar.
O terceiro e menos ortodoxo dos três é preencher o buraco com fezes do mesmo. Nojento mas eficaz. Fazendo isso você estará demonstrando a ele que não pode cavar naquele local. Adicionar uma fatia de abacaxi (considere aqui o tamanho do seu cachorro) na sua refeição antes de coletar o cocô pode ajudar ainda mais. O abacaxi faz com que as fezes fiquem bem fedidas proporcionando uma sensação ainda mais desagradável ao animal.
É bom que você saiba. Usar as técnicas pode não resolver o problema se você não identificar a causa do comportamento.
É isso;D Dúvidas, sugestões e reclamações por favor usem e abusem dos comentários. Gostou? Compartilhe com seus amigos!