Comportamento

Como fazer o cachorro parar de morder suas mãos

dog-bites

Mão machucada e ardendo é a principal queixa dos tutores que não aguentam mais seus cachorros mordendo suas mãos toda vez que lhe é apresentada. Para tal, elaboramos esse texto que te ajudará a entender o porque e como fazer eles pararem de morder.

Acesse mais sobre comportamento
Hei tá cansado? Não quer ler? Deixa que eu leio pra você!

Antes de Tudo
Crianças choram e esperneiam, cachorros latem e mordem. Olhando para essa frase, muitas mães de plantão já devem ter descoberto o sentido que eu tentei anexar a ela.  Os cães assim como as crianças, quando não conseguem a sua atenção, fazem “arte”. Mas, antes de entrar no assunto “atenção” você tem que considerar alguns tópicos importantes.
  1. Filhotes, entre seu quarto ao sexto mês de vida, ocorre a troca de dentes. É normal que ele queira mordiscar além da conta por causa dessa fase. Se for o caso brinquedos podem ajudar a substituir uma mão.
  2. Filhotes (se for o caso) são extremamente sensíveis a traumas. Seja delicado no tom de voz e em suas ações.
Associar o modo de ver de uma criança com a de um cachorro pode ser perigoso. Mas, eu realmente gosto de fazer isso. Acho que torna as coisas mais fáceis para o seu entendimento. Quando uma criança chora por atenção e é  correspondida, faz com que ela perceba como chamar a sua atenção. A expressão “que criança manhosa” é muito recorrente. Daqui, para o cachorro que morde as suas mãos é um pulo. Tente entender o seu cachorro como uma criança (nesse caso) e o ato de morder como sendo o choro de um bebê. Quando você dá a mão para ele morder; ele chamou a sua atenção, conseguiu o que queria. E como um pequeno que chora, aprende fácil como conseguir o que quer.
Como faze-lo parar.
Agora que você já entendeu o porque desse comportamento, vamos aprender como faze-lo parar. Se ele começou a morder há pouco tempo o melhor a se fazer é substituir a mão por um brinquedo, ou seja, toda vez que vier te morder, com um brinquedo ao lado, diga o comando não e logo após substitua a mão pelo brinquedo. Fazendo isso você estará criando na mente do filhote (ou adulto) a associação negativa com o comando não e a positiva com a introdução do brinquedo.  É simples e fácil de fazer.

Outra coisa legal que você pode tentar é o “tá doendo . Se você tem dois ou mais cachorros em casa você já deve ter percebido que eles só param de brincar (normalmente) quando um solta um ganido. É o sinal claro de “eu me machuquei e não quero mais brincar”. Pode parecer patético ficar ganindo por aí, mas realmente funciona.

Teste e comprove. Quando ele se aproximar e morder, solte um “AII” em voz moderada para alertá-lo que você não quer brincar daquela maneira. Após manifestar-se, procure se afastar, assim ele vai associar a mordida como algo ruim e que acaba com a brincadeira. Todavia, é importante, você, após alguns minutos  pegar um brinquedo e brincar com ele. Com isso, você reforça o brinquedo como a força motriz para o surgimento de brincadeiras e não sua mão.

Agora se o seu cachorro é do tipo agressivo, ou seja, demora para entender as coisas é legal “vestir’ uma luva e esparramar alguma solução desagradável sobre ela. Construa o cenário ideal para estimular ele a vir te morder, mas nunca o chame, lembre-se: Ele tem que vir por conta própria. Quando for morder, não vai gostar do gosto e provavelmente desistirá do seu modo jacaré.  Repita o processo sem a luva.
Além dos métodos acima citados você pode tentar o método convencional de repreensão canina: Borrifar água no seu focinho quando começar a morder.

Independentemente do método que você use é de extrema importância que entenda o seu cachorro e seja consistente. Falo isso em todos os textos sobre comportamento:
“Não adianta nada repreender um dia e no outro deixar fazer. Com isso você só irá confundir a sua cabeça. Daqui pra frente esse comportamento não é mais aceitável e só sendo consistente que irás conseguir corrigí-lo. A maioria dos problemas de comportamento canino é sim culpa do tutor. Todos os membros da família devem seguir as mesmas instruções.”
Espero ter te ajudado! Se não for o caso, por favor entre em contato nos comentários! Terei grande prazer em te ajudar.

Lembrem-se
Essas dicas são para cachorros que querem “brincar com a sua mão” se for mordida agressiva procure um profissional. Nunca tente essas técnicas em cães agressivos de médio e grande porte. Você pode se machucar.Curta! e Compartilhe informação.

Vitor Rebelo Brehsan

Formado em Administração de Empresas, cercado por cachorros a sua vida inteira. Adestrador nas horas vagas. Tenho um cachorro chamado Cachorro

comentários

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • OLá Ana!
      Tudo bem?
      Então, isso é um típico comportamento esperado no começo do adestramento. Vamos lembrar que para ele correr atrás de vocêe “granindo, latindo e mordendo sempre fez o efeito desejado, o de ter a sua atenção por alguns minutos. Então, de início ele não vai querer o brinquedo mesmo entende? Ele vai reproduzir um cenário que sempre deu certo… O Jeito é, por mais difícil que seja, ignorar ele quando ele começa a morder e sair do seu alcance. Depois voltar e apresentar o brinquedo novamente. Mas o gatilho não é APENAS apresentar o brinquedo. Lembre que ele quer não é o brinquedo em si e sim a sua ATENÇÃO. Ou seja, apresente o brinquedo e brinque com ele o tempo suficiente para ele cansar de vez.
      Também passeios são ideais também. Se ele for filhote, talvez o problema seja a troca de dentes, dessa maneira brinquedos mais duros e gelados são recomendados. Abraços!
      Qualquer coisa volta.
      Hei! Participe do nosso grupo no Facebook. ~> https://www.facebook.com/groups/cao.felizoficial/ 😀

  • Boa tarde, minha cachorrinha é bebê ainda tem 5 meses (Abelha), e todo dia quando chego em casa passo no canil para lhe dar comida, e esse é o momento dela também solto para brincar, correr, etc, minímo uns 20 minut de atenção pra ela, más acontece que quando abro o portão ela já vem pulando nas minhas pernas, mordendo, já rasgou algumas camisetas minha, e quando digo “não”, “chega”!, ela nem dá ouvidos e aí que se empolga mais, tenho que dar umas chineladas na bunda dela, tipo pra ela se acalmar, claro que não dou forte, só pra ela ver que estou brava, más todo dia é a mesma coisa. O que devo fazer?

  • Oi, ganhei meu filhote a pouco mais de um mês, na verdade fazem dois hoje 🙂 e ele (Floquinho) sempre quando chego da academia, em casa começa fazer xixi quando me vê, de tão feliz começa pular mais não morde… por que ele faz xixi quando chego? Obs: fico o dia todo em casa com ele e malho uma hora por dia.

  • Minha cadela tem 2 anos sempre foi calminha,mais agora quando vamos fazer algum carinho na sua cabeça,ou colocar no braço como era de costume ela ta mordendo e forte,é como se fosse uma crise de esterismo !Me ajude por favor

  • Boa tarde!! Minha cadelinha (Milady) ela teve recentemente filhotinhos, já dei todos, só ficou um ( tigger) e quando vamos brincar com ele, ela fica com o olhar muito triste e quando eu vou brincar com ela ela começa a morder a minha mão, é normal ela ter esse ciúme do filhotinho dela.? Obs: vou começar a práticar a troca da mão pelo brinquedinho.

  • A minha gosta de brincar de morder e eu mesma, por ignorância, incentivei a brincadeira, por achar que os cachorros gostam de brincar assim com os irmãos filhotes. Ela tem apenas um pouco mais de mês e os dentes estão começando a nascer. Ela obedece quando eu mando parar. Será que há risco de “fugir do controle”?

  • Oiii, Estou com uma filhote de pit bull e ela foi tirada da mãe com 25 dias agora esta com 2 meses, já fiz de tudo para ela para de morde a mão e o pé, em mim ela parou um pouco, mas quando chega alguma visita ela fica louca pulando querendo morde o pé as mãos já não sei mais oque fazer.

    Me ajuda!!!!!

    • Olá Yasmin,
      Cachorros por instinto gostam de brincar de morder e eles vão continuar a fazer isso. A jogada aqui é fazer ele morder o seu brinquedo e não sua mão. Se você seguir as instruções que passei no texto tenho certeza que ele vai parar. Agora se mesmo assim não conseguir volte aqui e detalhe o acontecido. Abraços!

  • ola ,boa noite,tenho um cão (pitoco) de 5 anos.de um ano para cá ele começou com uma mania muito estranha .Ele fica o tempo todo em pé nas janelas da casa e quando estamos em outro lugar q não nos ver ele tenta de tudo , as visitas ate se assustam com ele ,por q ele aparece do nada. Gostaria de saber se isso é normal e o por que desse comportamento agora?

  • Olá, adorei as dicas e estou praticando a mais ou menos um mês… Tenho um Bull Terrier de 7 meses, e ele está muito danado, não sei mais o que fazer! Ele morde a todos em casa, e as mordidas machucam pra valer! Ontem mesmo ele furou meu braço. Gostaria que me desse algumas dicas, como devo agir aos ataques repentinos? Já que uma hora ele está brincando, aceitando carinhos e em outras te mordendo com força! Ah, o veterinário informou que ele tem a audição um tanto quanto prejudicada.

    • Olá Flávia,
      Então, você só deve fazer carinho nele quando o mesmo estiver um estado calmo. A hora que ele começar a ficar ansioso pare imediatamente. E se afaste dele. Dessa maneira ele vai perceber que ficar nesse estado não vai ajudar a ganhar carinho.
      O princípio básico é esse, só faça carinho em um cachorro calmo. No contrário você estará estimulando o comportamento. Até a sua presença no recinto, gritos ou movimentos fará que ele ache que está fazendo o correto. Em resumo:
      Faça carinho nele calmo
      Se ele mudar de comportamento deixe ele sozinho.

      No mais faça muitos exercícios com ele. Tanto físicos quanto mentais.
      Abraços

  • Boa tarde! Tenho um golden retriever de 11 meses. Ele tem uma mania horrível de morder de alegria! Quando chego em caso, só falta ele arrancar o meu braço, até chora…rs…se estou no sofá não me deixa em paz, morde o tempo todo…tive um outro da mesma raça, que infelizmente morreu o ano passado, que nunca teve esse comportamento. O que devo fazer?

    • Olá Fabiana,
      O melhor a se fazer nesses casos é sempre ter um brinquedo do lado para dar a ele nessas horas. Ensiná-lo a brincar com o brinquedo. Ele vai estar feliz igual, morder igual só que o brinquedo.
      Se ele te morder ainda, pare de brincar e saia do recinto. Com o tempo ele perceberá que morder é ruim e que não ajuda ele a ganhar a sua atenção.
      Abraços.

  • Olá Vitor, tudo bem?
    Tenho um rot de pouco menos de 4 meses, ele gostava muito de morder móveis e mãos, com o tempo ele está diminuindo os móveis, porém certas horas, geralmente horas que ele esta a muito tempo parado, do dia é insuportável brincar com ele por ele querer morder a mão direto/BRaço. Vi em um site que passar vick ajuda, realmente ele não morde na hora que tem o vick mas assim que acaba o cheiro ele volta a morder… tento essa abordagem que Vc falou, mas as vezes não da pq ele vai atrás mordendo. Ele aprende muito rápido, já sabe sentar, deitar. Porem não aprende o comando “nao”, Vc me aconselharia a continuar na msm abordagem?

    • Olá Itamar,
      A questão é que o comando não deve ser proposto de forma diferente. Digo, ele deve não fazer alguma coisa para ganhar algo melhor ainda em seguida. E o que os filhotes querem mais dessa vida? ATENÇÃO.
      Dessa maneira eu te aconselho a sempre, SEMPRE brincar com o seu cachorro até momentos antes dele cansar de brincar. Sempre com um brinquedo em mãos. Esse brinquedo deve ser o target dele, ou seja, deve ser o alvo das mordidas. Nele o cachorro pode fazer o que quiser, deixa ele destruir se necessário.
      A questão toda aqui é que o não deve ser associado a uma mudança da brincadeira e não ao fim dela. Quando eu disse no texto que você deve terminar a brincadeira, o término deve ser por instantes, apenas para lembrá-lo que brincar daquele jeito não é legal. EM SEGUIDA você volta com uma brincadeira que você aprovaria. Porque se não o cachorro ficará frustrado e voltará a procurar o que ele sempre quis, atenção.
      Brincando com o seu cachorro de forma saudável fará que ele entenda que aquele tipo de brincadeira é mais divertida do que as outras. Lembre-se que cachorros brincam de morder entre eles, é difícil fazê-los entender que nós somos diferentes.
      Abraços

Participe da Comunidade no Facebook

  • Capa-Gen%25C3%25A9rica-Bem-Vindos-Comunidade.jpg

Últimas dessa categoria

Compre aqui

  • 350x250.gif

Participe da Comunidade no Facebook

  • Capa-Gen%25C3%25A9rica-Bem-Vindos-Comunidade.jpg