Recomende o blog:
    

Como fazer o cachorro parar de morder suas mãos

Brinquedo é o melhor aliadoMão machucada e ardendo é a principal queixa dos tutores que não aguentam mais seus cachorros mordendo suas mãos toda vez que lhe é apresentada. Para tal, elaboramos esse texto que te ajudará a entender o porque e como fazer eles pararem de morder.

Acesse mais sobre comportamento
Hei tá cansado? Não quer ler? Deixa que eu leio pra você!

Antes de Tudo
Crianças choram e esperneiam, cachorros latem e mordem. Olhando para essa frase, muitas mães de plantão já devem ter descoberto o sentido que eu tentei anexar a ela.  Os cães assim como as crianças, quando não conseguem a sua atenção, fazem “arte”. Mas, antes de entrar no assunto “atenção” você tem que considerar alguns tópicos importantes.
  1. Filhotes, entre seu quarto ao sexto mês de vida, ocorre a troca de dentes. É normal que ele queira mordiscar além da conta por causa dessa fase. Se for o caso brinquedos podem ajudar a substituir uma mão.
  2. Filhotes (se for o caso) são extremamente sensíveis a traumas. Seja delicado no tom de voz e em suas ações.
 
Associar o modo de ver de uma criança com a de um cachorro pode ser perigoso. Mas, eu realmente gosto de fazer isso. Acho que torna as coisas mais fáceis para o seu entendimento. Quando uma criança chora por atenção e é  correspondida, faz com que ela perceba como chamar a sua atenção. A expressão “que criança manhosa” é muito recorrente. Daqui, para o cachorro que morde as suas mãos é um pulo. Tente entender o seu cachorro como uma criança (nesse caso) e o ato de morder como sendo o choro de um bebê. Quando você dá a mão para ele morder; ele chamou a sua atenção, conseguiu o que queria. E como um pequeno que chora, aprende fácil como conseguir o que quer.
 
Como faze-lo parar.
Agora que você já entendeu o porque desse comportamento, vamos aprender como faze-lo parar. Se ele começou a morder há pouco tempo o melhor a se fazer é substituir a mão por um brinquedo, ou seja, toda vez que vier te morder, com um brinquedo ao lado, diga o comando não e logo após substitua a mão pelo brinquedo. Fazendo isso você estará criando na mente do filhote (ou adulto) a associação negativa com o comando não e a positiva com a introdução do brinquedo.  É simples e fácil de fazer.

Outra coisa legal que você pode tentar é o “tá doendo . Se você tem dois ou mais cachorros em casa você já deve ter percebido que eles só param de brincar (normalmente) quando um solta um ganido. É o sinal claro de “eu me machuquei e não quero mais brincar”. Pode parecer patético ficar ganindo por aí, mas realmente funciona.

Teste e comprove. Quando ele se aproximar e morder, solte um “AII” em voz moderada para alertá-lo que você não quer brincar daquela maneira. Após manifestar-se, procure se afastar, assim ele vai associar a mordida como algo ruim e que acaba com a brincadeira. Todavia, é importante, você, após alguns minutos  pegar um brinquedo e brincar com ele. Com isso, você reforça o brinquedo como a força motriz para o surgimento de brincadeiras e não sua mão.

Agora se o seu cachorro é do tipo agressivo, ou seja, demora para entender as coisas é legal “vestir’ uma luva e esparramar alguma solução desagradável sobre ela. Construa o cenário ideal para estimular ele a vir te morder, mas nunca o chame, lembre-se: Ele tem que vir por conta própria. Quando for morder, não vai gostar do gosto e provavelmente desistirá do seu modo jacaré.  Repita o processo sem a luva.
Além dos métodos acima citados você pode tentar o método convencional de repreensão canina: Borrifar água no seu focinho quando começar a morder.

Independentemente do método que você use é de extrema importância que entenda o seu cachorro e seja consistente. Falo isso em todos os textos sobre comportamento:
“Não adianta nada repreender um dia e no outro deixar fazer. Com isso você só irá confundir a sua cabeça. Daqui pra frente esse comportamento não é mais aceitável e só sendo consistente que irás conseguir corrigí-lo. A maioria dos problemas de comportamento canino é sim culpa do tutor. Todos os membros da família devem seguir as mesmas instruções.”
Espero ter te ajudado! Se não for o caso, por favor entre em contato nos comentários! Terei grande prazer em te ajudar.

Lembrem-se
Essas dicas são para cachorros que querem “brincar com a sua mão” se for mordida agressiva procure um profissional. Nunca tente essas técnicas em cães agressivos de médio e grande porte. Você pode se machucar.Curta! e Compartilhe informação.